terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sorte ou Azar?

Existem cerca 40 sextilhões de planetas no nosso universo, e esta é uma conta por baixo, com números aproximados, alguns cientistas afirmam que este numero é 1000 vezes maior e o mais pessimistas estimam que seja entre 4 sextilhões a 400 sextilhões. Por enquanto só sabemos que existe vida em somente um destes planetas, que é a o nosso.


Os crentes falam da incrível sorte de estar tudo no seu lugar certo e que esta perfeição só pode ser obra de um ser maior, mais inteligente, que seria impossível dar tudo tão certo somente ao acaso e pelo caos. Mas vamos refletir, imagine um grande e imenso campo aberto, você olha para um lado e não vê o fim, olha para o outro e também não vê onde acaba, neste campo não existe nenhuma arvore sequer, mas tem água, tem sol, chove regularmente, mas nenhuma arvore, você decide mudar esta paisagem e criar um grande floresta, ótimo, você compra 40 sextilhões de sementes das mais diversas espécies e as distribui em todo este vasto campo, você irá cuidar correto? É a sua criação, não pode deixar largada a esmo, mesmo com todas as condições favoráveis não seria prudente. O tempo vai passando, e nada de nascer, o tempo passa, passa, e nenhuma única arvore nasce, você cuidando, regando, jogando adubo e nada, até que depois de muito, muito tempo nasce uma muda, feinha, toda manchada, e vai crescendo lentamente, com dificuldade, por mais que você cuide, ela ainda cresce feia, não é frutífera, não tem flores, parece mais um arbusto que uma arvore e fica ali lentamente crescendo, das 40 sextilhões de possibilidades de florescer um arvore, nasce só uma e ainda feia e sem graça, você realmente não fez um bom trabalho. Você morre e depois de um tempo chega alguém e vê aquele imenso campo só com aquele arvore feia e sem graça, sabe das 40 sextilhões de sementes e pensa "Isto não é obra de um ser inteligente". Se deixasse o acaso com certeza mais de uma arvore nasceria, você deve ter adubado demais, jogado em terras ruins, revirou muito a terra, plantou muito fundo, uma série de coisas que se você só tivesse jogado não teria matado tantas arvores.


Este fábula diz o seguinte, se deus realmente criou o universo e jogou 40 sextilhões de planetas no universo inteiro só para este aqui dar vida (a arvore feia) mesmo segundo os crentes sendo deus o mantenedor da vida, ele realmente não fez um trabalho muito bom, isto não é algo que uma pessoa inteligente faz, o caos consegue fazer melhor que acertar 1 em 40 sextilhões, para acertar 1 em 40 sextilhões você tem que fazer muita coisa errada, isto é, a chance de ter planetas como o nosso no restante do universo só considerando o caos é de 40 bilhões de planetas com condições idênticas a da Terra, isto não considerando um ser inteligente organizando isto tudo, se tivermos um ser inteligente no mesmo nível que um agrônomo estaria para o nosso campo de arvores, certamente o numero de planetas habitáveis é perto dos 40 sextilhões, mas tudo indica que não, que não existe tal ordem, então com tantas possibilidades é lógico que alguns destes planetas possam cair na distância certa, com tamanho certo, etc. etc. E acertar tão poucos em tantas chances não é sorte, isto é um puta azar.

2 comentários:

  1. Há quanto tempo!!!
    Você continua sendo o melhor dos humoristas... rsrs
    O que te faz pensar que são “40 sextilhões de sementes”? Como sabe que as outras não germinaram (e já terminaram seu ciclo de vida) ou germinarão? Como sabe que as sementes são do mesmo tipo de planta??
    Agronomia espacial? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo se você não entendeu a analogia eu comparei sementes a planetas ok? E estou fazendo um exercício quantitativo, e não existe nenhum dos astrônomos que saiba exatamente quantos planetas habitados tem no universo, mas sabemos que neste sistema solar só existe 1 planeta habitado e outros 8 planetas sem vida, existe uma correlação importante entre alguns fatores etc etc, mas é inegável a esterilidade do universo em se comparando com o seu tamanho é inegável, é muita falta de conhecimento (ou burrice) supor o que você supõe etc. etc. etc. O que você não quer admitir e entender é que estou mostrando que o caos proporciona condições de 40 bilhões (mínimo) de planetas como a Terra existir, simples contas estatísticas (conhece matemática?) isto é, não precisamos de um criador o caos pela quantidade gigantesca de possibilidades torna isto possível o milagre da vida nada mais é que a óbvia probabilidade estatística. Entende isto?

    ResponderExcluir