quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O verdadeiro milagre

Vamos ler este extrato do excelente livro de Carl Sagan
(O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS) pág 181

"...Em 1858 se informou de uma aparição da Virgem Maria na Lourdes, França; a Mãe de Deus confirmou o dogma de sua concepção imaculada que tinha sido proclamado pela batata Pio XI só quatro anos antes. Algo assim como cem milhões de pessoas foram após a Lourdes com a esperança de curar-se, muitas delas com enfermidades que a medicina da época não podia vencer. A Igreja católica romana rechaçou a autenticidade de grande quantidade das curas chamadas milagrosas: só aceitou sessenta e cinco em quase um século e meio (de tumores, tuberculosis, oftalmitis, impetigo, bronquite, paralisia e outras enfermidades, mas não, por exemplo, a regeneração de uma extremidade ou uma coluna vertebral partida). Das sessenta e cinco curas, há dez mulheres por cada homem. As possibilidades de uma cura milagrosa na Lourdes, portanto, são de uma entre um milhão; há tantas possibilidades aproximadas de curar-se depois de uma visita a Lourdes como de ganhar a loteria, ou de morrer no acidente de um vôo regular de avião... incluindo o que vai a Lourdes.

A taxa de remissão espontânea de todos os cânceres, agrupados, estima se entre um por cada dez mil e um por cada cem mil. Se só cinco por cento dos que vão a Lourdes fossem tratar de um câncer, deveria haver entre cinquenta e quinhentas curas “milagrosas” só de câncer. Como só três das sessenta e cinco curas testemunhadas são de câncer, a taxa de remissão espontânea na Lourdes parece ser inferior que se as vítimas se ficaram em casa. Certamente, se um se encontrar entre os sessenta e cinco curados, será muito difícil lhe convencer de que sua viagem a Lourdes não foi a causa da remissão da enfermidade... Post hoc, ergo propter hoc. Algo similar parece ocorrer com os curandeiros individuais..."

Agora vamos ler isto aqui

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/deficiente-usa-pernas-controladas-por-botoes-1.html

Pernas robóticas para paralisia abaixo da cintura estão quase prontas

Fase de testes do equipamento deve ser concluída em dezembro.
Invento de médico japonês tem 6 motores nos tornozelos, joelhos e cintura.


Agora vamos refletir um pouco se comprovadamente um dos locais que mais pessoas rezam somente 3 pessoas em 150 anos foram curadas por câncer e se pegarmos a conta do Sagan temos ai um mínimo de cura espontânea (sendo bem razoável) de 50 por cem mil então logo temos uma eficácia de 0,00006% de todos as pessoas que tiveram câncer e foram rezar em Lourdes, logo 99,9994% das pessoas que foram rezar não conseguiram nada alem de uma viagem cansativa. Bom com a ciência um tratamento que só apresente isto de eficácia (?) é prontamente desprezado, vamos falar a verdade 0,00006% é totalmente desprezível para qualquer calculo. O tratamento de câncer pela ciência para se ter uma idéia o mais ineficaz apresenta um índice de 10 mil vezes mais chances de cura do que ir para Lourdes, o mais eficaz é 1milhão e meio de vezes mais poderoso que rezar em Lourdes, e estou sendo bondoso com os números.


Isto se não jogarmos estas 3 curas no balaio da curas espontâneas que é a explicação mais racional para isto. Se deus com todo o seu poder só consegue índices desprezíveis, o que é mais fácil? Acreditar que tem alguém lá em cima? Ou então jogar no limbo deus e viver a vida e tentar melhorar os índices da ciência que em comparação já são excelentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário