sábado, 5 de julho de 2008

O Meu Ateísmo

Quero deixar claro em forma de post minha posição sobre este tema, com certeza uma pessoa que ler todos os meus post's vai entender o que eu penso em relação à existência de deus e demais entidades mitológicas, mas aqui vou ser claro e deixar claro minha posição para não haver duvida futura.
Primeiro um ateu não é aquele que não crê em deus, ou que nega deus, ou que odeia deus, ou que é contra deus, segundo coisa o ateu não afirma nada sem se basear em provas substancias racionais ou factuais, a luz da evidencia ele faz suas declarações acerca de algum assunto

Suas interpretações do mundo real vêm de argumentos, alegações e comprovações que se relacionam a realidade, as evidências, a multiplicidade de exemplos e a democracia natural onde tudo pode ser testado, relacionado, mensurado e quantificado.
Cabe ao ateu não acreditar em nada, mas sim saber, é contra a concepção acreditar, não acreditamos, baseamos o que sabemos na exploração do mundo físico e nas evidencias no intuído de melhorar e maximizar o entendimento do mundo que nos cerca, utilizamos interpretações físicas, métodos numéricos e relações estatísticas para predizer eventos e causas, chamamos isto de projeto e planejamento, cabe ao humano projetar o seu futuro baseado no dito acima. Planejar e a luz dos fatos e evidencias do presente alterar seu projeto e planejamento, o simples fato de acreditar leva a ilusão logo em seguida a decepção. Dentro da ilusão e decepção podem ocorrer problemas às vezes fatais como:
Acidentes, perda financeira, racismo, segregação, totalitarismo, doenças, stress, ganância, ignorância, raiva, depressão, entre outros.
A pessoa que tem como meio de ação somente aquilo que pode ser provado, quantificado e qualificado pelo mundo físico real, não sofre destes problemas, pois não tem ilusões, ele só vai contar com o que planejou, só com o que projetou, não existe ilusões não existem decepções.
Portanto eu como pessoa, não creio em nada somente sei, eu não sei se deus existe, não existem provas, não existem evidencias não existem porquês da sua existência, para eu poder saber se ele existe, não consigo quantificar, qualificar, testar, experimentar e mensurar, para eu afirmar que ele não existe teria que ter uma relação direta também neste sentido, o meu exemplo preferido é o do pé de laranja, se você chegar e apontar uma arvore qualquer e dizer “Eu acredito que ela de laranja”, ai tenho como quantificar, qualificar, testar, experimentar e mensurar, e saber se é laranja ou não, passo, a saber, e não a acreditar que aquele pé é de laranja. Quando deus for desta maneira não irei acreditar em deus irei saber que deus existe.
Agora me diz você o agnóstico tem alguma diferença nesta definição? Tem só uma o agnóstico é até mais descrente ainda ele não esta nem ai para se ele existe ou não, o ateu esta sempre procurando deus por incrível que o pareça, estamos sempre tentando achar a laranjeira, como disse Saramago uma vez “Procuro deus todos os dias o problema que nunca achei ele”.


Ps. Os ateus que afirmam que deus não existe são raríssimos e talvez mal informados o próprio Dawkins em um capitulo de seu livro (Deus, um Delírio) diz que é quase provável que deus não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário