segunda-feira, 28 de abril de 2008

A maioria

Em uma democracia uma maioria decide o futuro do país e seus governantes, no Brasil a maioria é de ignorantes e de pessoas extremamente imediatistas, o que fazer neste caso em uma democracia? Existem fatos históricos na humanidade que a maioria decidiu errado, por exemplo, na Alemanha nazista.
Não sou contra a democracia, na verdade sou extremamente a favor, um país livre e com o direito de mudar seus caminhos conforme a maioria da população considerar o melhor não tenho duvidas que seja o correto, mas isto tudo depende do nível de esclarecimento da população. No Brasil sou altamente a favor de por exemplo o voto não ser obrigatório (o que até condiz com o que prega a democracia), e também sou a favor de criarmos um sistema com peso no voto, baseado nas pessoas que por contra própria façam cursos relativos a política, em economia, nas leis, entendimento da máquina e o uso do dinheiro publico, o voto de uma pessoa que sabe o que CIDE tem que valer mais de uma pessoa que não sabe nem quantos deputados tem no congresso. Como seria não sei talvez o modelo americano seja bom? Não sei se funcionaria em um pais multipartidário como o Brasil. Acho que algo do tipo se termos pesos entre 1 a 3, o 1 seria uma pessoa comum que queira votar, 2 seria uma pessoa formada no 3 grau, e 3 uma pessoa alem de formada no 3 grau tenha algum curso que o governo ministre de forma gratuita em política, economia e o funcionamento da máquina.
É uma maneira de nivelar a maioria não esclarecida com uma minoria esclarecida. Não é de maneira alguma dar privilégios especiais a uma minoria, não estamos dividindo em pessoas com mais dinheiro ou pessoas de certa cor ou classe, mas sim separarar as pessoas com mais conhecimento de pessoas que não estão nem ai para política e vão à onda das emoções sem entender o que esta acontecendo. E na verdade os que realmente querem algo para o Brasil vão estudar e vão compreender melhor o funcionamento da maquina. Vale lembrar que isto não é divisão de classe sempre uma pessoa esclarecida é melhor que uma não e isto é fato. Assim uma maioria não esclarecida até apóia um 3º mandado do Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário