sábado, 29 de dezembro de 2007

O Preconceito contra os Ateus no Brasil



Vivemos em um mundo livre para pensarmos, agirmos, aceitarmos ou recusarmos o que nos parece ser melhor ou pior, como prova do meu post abaixo que somos programados biologicamente para acreditar e a razão é a força que luta contra esta crença, mas a preguiça e a falta de informação e conhecimento fazem a biologia ganhar disparada e o pior a razão em vez de ser usada para o bem é deturpada em forma de preconceito, uma pesquisa da Veja mostra que os brasileiros não votariam de jeito nenhum em um negro (1%) em uma mulher (12%) em um homossexual (34%) ou em um ateu (59%), todo o tipo de preconceito é ridículo imaturo e imoral, mas das perguntas a única que tem uma característica que engloba tudo é o ateu, imagina uma mulher negra homossexual atéia concorrendo à presidência? Ela não ia receber nem o voto dela. Agora se retirar o ateu como adjetivo, ela até poderia ganhar, talvez o preconceito envolvendo o ateísmo tenha se dado porque se configura mais em uma opção pessoal do que uma causa, a mulher não escolheu ser mulher o negro também não e alguns dizem até que o homossexual já que é um gosto, mas ser ateu não tem nada haver com gosto, a pessoa é atéia porque quer, então na concepção tacanha da maioria dos brasileiros o ateu quer ser ateu porque ele é mau, porque Hitler foi ateu (e ele não foi), ou porque Einstein acreditava em deus (ele acreditava em um deus que não existe) , ou até porque o Comunismo era um sistema político ateu (já expliquei o porque), mas eles se esquecem que a bíblia tolera a escravidão muito bem lembrado por Sam Harris que foi pessimamente mal contestado pelo comentarista político Reinaldo Azevedo que disse “Sam Harris, o intelectual ateu que concede entrevista à VEJA, escandaliza-se com o que chama de aceitação da servidão no Novo Testamento. O texto bíblico existiu na história — num tempo em que havia servidão. Será que ele pretende combater a leitura literal do texto bíblico com uma... leitura literal do texto bíblico? Na perspectiva histórica, que ele pretende seja a dele, cumpre indagar se a alternativa mais influente — o paganismo — era preferível às mulheres, aos servos, às crianças, àqueles que não eram sujeitos de direito.” O Reinaldo não entendeu que Sam Harris esta chocado que a bíblia segundo os ditames católicos foi escrita por deus, e pior o seu filho Jesus não disse um “a” condenando a escravidão e depois ele ainda põe outro fator - o paganismo - que também aceita a escravidão como uma função histórica normal da sociedade da época o que é totalmente verdade, mas esquece ele que Jesus deveria ser atemporal e ele deveria saber que a escravidão é uma coisa injusta, isto só prova que Jesus era um pobre mortal como todos nós, sub-julgado a seu tempo, como nós, cabe a racionalidade combater estes abusos e refinar a ética e a moral humana, e o paganismo não é o que o ateísmo prega, sempre disse que o ateísmo se baseia no Humanismo Secular e quais são os pontos do humanista secular? Estes



  • Uso da razão, do método científico e da evidência factual em lugar de fé ou de misticismo, na busca de soluções e respostas para as questões humanas mais importantes.

  • Certeza de que dogmas, ideologias e tradições religiosas, políticas ou sociais devem ser avaliados e testados, em vez de simplesmente aceitos por uma questão de fé.

  • Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral.

  • Preocupação com a vida presente e compromisso de dotá-la de sentido através de um melhor conhecimento de nós mesmos, de nossa história, das nossas conquistas intelectuais e artísticas e das perspectivas daqueles que diferem de nós.

  • Busca por princípios viáveis de conduta ética (tanto individuais quanto sociais e políticos), julgando-os por sua capacidade de melhorar o bem-estar humano e a responsabilidade individual.

  • Busca constante pela verdade objetiva, levando em consideração que nossa percepção dessa verdade é imperfeita e que ela pode ser alterada por novos conhecimentos e experiências.

  • Certeza de que com razão, boa vontade e tolerância, pode-se progredir na construção de um mundo melhor para todos nós.

Mas a ignorância de muitos “pensadores” faz e prega que ser ateísmo é uma coisa ruim, o Reinaldo veio com a lenga-lenga que o comunismo ateu matou milhares, mais tarde concordou que não é culpa do ateísmo, mas que mesmo assim isto produziu mortes, sim lógico, mas digo que não é culpa do ateísmo em nenhum momento. Isto é culpa de um sistema político tacanho que é análogo a uma religião, e volto a repetir hoje as maiores guerras são em nome de deus. Isto é homem x homem, deus por não existir é inerente nesta história, para mim as vantagens de ser ateu é que temos uma visão e damos importância para um mundo que existe, sempre seguindo as primícias acima citadas.

9 comentários:

  1. Em Deus eu acredito, não acredito é no homem, o homem que escreveu a bíblia e colocou nela tudo àquilo que lhe diz respeito e lhe ajuda a dominar os de mente mais fraca. O homem que mata e explora em nome de Deus, mas que no fundo faz isso em beneficio próprio, o homem de cabeça fraca que ao invez de tomar as rédias de suas ações, fica passando necessidade a vida inteira, acreditando que alguma entidade vai descer do céu e resolver tudo.

    ResponderExcluir
  2. Este fato de preconceito contra os ateus, parece meio tolo por ambas partes, pois na minha opinião todos sem exceção acreditam em algo que nao precisa ser um deus católico, evangélico,etc... Por exemplo há pessoas que tem a matemática como um absoluto, onde nela pode se resolver os problemas, ou seja meio que "endeusando" a mesma. Tentar resumir o significado de deus pra cada um sempre foi complicado porém esta palavra nos vem em mente como algo absoluto um segmento de vida, desta forma acho que o homem sempre precisa de algo maior pra acreditar, seja em espírito, seja em outra pessoa, ou na ciência ou até mesmo num simples objeto.
    Porque precisa de conforto para o espírito próprio, e ou refúgio para algum problema.
    O que ocorre muitas vezes, é como o colega acima disse todos esperam que deus vai descer e resolver tudo, parando pra pensar, porque entao existimos se nao conseguimos resolver nossos problemas sozinhos?
    Abraços Pedrão!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus não existe!
    Deus não existe. Ele é Ele mesmo pra além de toda essência e existência. Portanto, argüir acerca da existência de Deus é o mesmo que negá-Lo. Deus não existe. Ele é. Eu existo. Pois existir não é algo que seja pertinente ao que É. Existir é o que se deriva do que sendo, É de si e por si mesmo.
    Deus não existe. O que existe tem começo. Deus nunca começou. Deus nunca surgiu. Nunca houve algo dentro do que Deus tenha aparecido.
    Deus não existe. Se Deus existisse, Ele não seria Deus, mas apenas um ser na existência.
    Se Deus existisse, Ele teria que ter aparecido dentro de algo, de alguma coisa, e, portanto, essa coisa dentro da qual Deus teria surgido, seria a Coisa-Deus de deus.
    Existem apenas as coisas que antes não existiam. Existir surge da não existência. Deus, porém, nunca existiu, pois Ele é.
    Sim, dizer que Deus existe no sentido de que Ele é alguém a ser afirmado como existente, é a própria negação de Deus. Pois, se alguém diz que Deus existe, por tal afirmação, afirma Deus, e, por tal razão, o nega; posto que Deus não tem que ser afirmado, mas apenas crido.
    Deus É, e, portanto, não existe. Existe o Cosmos. Existem as galáxias. Existem todos os entes energéticos. Existem anjos. Existem animais e toda sorte de vida e anima vivente. Existem vegetais, peixes, e organismos de toda sorte. Existem as partículas atômicas e as subatômicas. Existe o homem. Etc. Mas Deus não existe. Posto que se Deus existisse dentro da Existência, Ele seria parte dela, e não o Seu Criador.
    Um Criador que existisse em Algo, seria apenas um engenheiro Universal e um mestre de obras cósmico. Nada, além disso. Com muito poder. Porém, nada além de um Zeus Maior.
    Assim, quando se diz que Deus está morto, não se diz blasfêmia quando se o diz com a consciência acima expressa por mim; pois, nesse caso, quem morreu não foi Deus, mas o “Deus existente” criado pelos homens. Tal Deus morreu como conceito. Entretanto, tal Deus nunca morreu De Fato, pois, como fato, nunca existiu — exceto na mente de seus criadores.
    Assim, o exercício teológico, seja ele qual for, quando tenta estudar Deus e explicar Deus, tratando-o como existente, o nega; posto que diz que Deus existe, fazendo Dele um algo, um ente, uma criatura de nada e nem ninguém, mas que também veio a existir dentro de Algo que pré-existia a Ele, e, portanto, trata-se de Algo - Deus sobre o tal Deus que existe.
    A Escritura não oferece argumentos acerca da existência de Deus. Jesus tampouco tentou qualquer coisa do gênero. Tanto Jesus quanto a Escritura apenas afirmam a fé em Deus, e tal afirmação é do homem e para o homem — não para Deus —; pois se fosse para Deus, o homem seria o Deus de Deus, posto a existência de Deus dependeria da afirmação e do reconhecimento humano. Tal Deus nem é e nem existe; exceto na mente de seus criadores.
    Deus não existe. O que existe pertence ao mundo das coisas que existem OU não existem. Deus, porém, não pertence a nada, e, em relação a Ele, nada é relação.
    Defender a existência de Deus é ridículo. Sim, tal defesa apenas põe Deus entre os objetos de estudo. Por isto, dizer: “Deus existe e eu provo” — é não só estupidez e burrice; mas é, sem que se o queira, parte da profissão de fé que nega Deus; pois se tal Deus existe, e alguém prova isto, aquele que apresenta a prova, faz a si mesmo alguém de quem Deus depende pra existir... e ou ser.
    O que “existe”, pertence à categoria das que coisas que são porque estão. Deus, porém, não está; posto que Ele É.
    Ser e estar não são a mesma coisa, como o são na língua inglesa. O que existe pertence ao que é apenas porque está. Deus, entretanto, não está porque Ele É.
    “E quem direi que me enviou?” — perguntou Moisés. “Dize-lhes: Eu sou me enviou a vós outros!” — disse Ele.
    Desse modo, Deus não diz “Eu Estou”, mas sim “Eu Sou”. Ora, um Deus que está, não é, mas passou a ser. Porém o Deus que É, mas não está; não pertence ao mundo das coisas verificáveis; posto que Aquele que É, não está; pois se estivesse, seria —, mas não Seria Aquele de Quem procedem todas as existências, sendo Ele apenas um ele, e não Ele; e, por tal razão, fazendo parte das coisas que existem — mas sem poder dizer Eu Sou!
    Jesus também falou da sutileza do ser em relação ao estar. Quando indagado acerca da ressurreição pelos saduceus (que não criam em nada que não fosse tangível), Ele respondeu: “Não lestes o que está escrito? Eu sou o Deus de Abraão, eu sou o Deus de Isaque, eu sou o Deus de Jacó. Portanto, Ele é Deus de vivos, e não de mortos; pois para Ele todos vivem”. Assim, os que vivem para sempre são os que são em Deus, e não os que estão existindo. A vida eterna não é existir pra sempre, mas ser em Deus.
    Assim, para viver eternamente eu tenho que entrar na dissolvência da existência, a fim de poder mergulhar naquilo que está pra além do que existe; posto que É.
    A morte pertence à existência. A vida, porém, se vincula ao que não existe, pois, de fato É.
    O que existe carrega vida, mas não é vida. A vida, paradoxalmente, não pertence ao que é existente, mas sim ao que É.
    Quando falo de vida, refiro-me não às cadeias de natureza biológica que constituem a vida dentro da existência. Mas, ao contrario, ao falar em vida, refiro-me ao que é para além da existência constatável.
    Portanto, Paul Tillich tem razão quando diz: “God does not exist. He is being itself beyond essence and existence. Therefore to argue that God exists is to deny him”.
    Ora, usando uma gíria de hoje, eu diria: Tillich tem razão quando diz: “Deus não existe!” — pois é isto que hoje se diz quando algo está pra além da existência: “Meu Deus! Esse cara não existe!”. Assim é com Deus: Não existe! Pois é de-mais!

    Nele, que não existe, pois É

    ResponderExcluir
  4. Deus não existe!
    Deus não existe. Ele é Ele mesmo pra além de toda essência e existência. Portanto, argüir acerca da existência de Deus é o mesmo que negá-Lo. Deus não existe. Ele é. Eu existo. Pois existir não é algo que seja pertinente ao que É. Existir é o que se deriva do que sendo, É de si e por si mesmo.
    Deus não existe. O que existe tem começo. Deus nunca começou. Deus nunca surgiu. Nunca houve algo dentro do que Deus tenha aparecido.
    Deus não existe. Se Deus existisse, Ele não seria Deus, mas apenas um ser na existência.
    Se Deus existisse, Ele teria que ter aparecido dentro de algo, de alguma coisa, e, portanto, essa coisa dentro da qual Deus teria surgido, seria a Coisa-Deus de deus.
    Existem apenas as coisas que antes não existiam. Existir surge da não existência. Deus, porém, nunca existiu, pois Ele é.
    Sim, dizer que Deus existe no sentido de que Ele é alguém a ser afirmado como existente, é a própria negação de Deus. Pois, se alguém diz que Deus existe, por tal afirmação, afirma Deus, e, por tal razão, o nega; posto que Deus não tem que ser afirmado, mas apenas crido.
    Deus É, e, portanto, não existe. Existe o Cosmos. Existem as galáxias. Existem todos os entes energéticos. Existem anjos. Existem animais e toda sorte de vida e anima vivente. Existem vegetais, peixes, e organismos de toda sorte. Existem as partículas atômicas e as subatômicas. Existe o homem. Etc. Mas Deus não existe. Posto que se Deus existisse dentro da Existência, Ele seria parte dela, e não o Seu Criador.
    Um Criador que existisse em Algo, seria apenas um engenheiro Universal e um mestre de obras cósmico. Nada, além disso. Com muito poder. Porém, nada além de um Zeus Maior.
    Assim, quando se diz que Deus está morto, não se diz blasfêmia quando se o diz com a consciência acima expressa por mim; pois, nesse caso, quem morreu não foi Deus, mas o “Deus existente” criado pelos homens. Tal Deus morreu como conceito. Entretanto, tal Deus nunca morreu De Fato, pois, como fato, nunca existiu — exceto na mente de seus criadores.
    Assim, o exercício teológico, seja ele qual for, quando tenta estudar Deus e explicar Deus, tratando-o como existente, o nega; posto que diz que Deus existe, fazendo Dele um algo, um ente, uma criatura de nada e nem ninguém, mas que também veio a existir dentro de Algo que pré-existia a Ele, e, portanto, trata-se de Algo - Deus sobre o tal Deus que existe.
    A Escritura não oferece argumentos acerca da existência de Deus. Jesus tampouco tentou qualquer coisa do gênero. Tanto Jesus quanto a Escritura apenas afirmam a fé em Deus, e tal afirmação é do homem e para o homem — não para Deus —; pois se fosse para Deus, o homem seria o Deus de Deus, posto a existência de Deus dependeria da afirmação e do reconhecimento humano. Tal Deus nem é e nem existe; exceto na mente de seus criadores.
    Deus não existe. O que existe pertence ao mundo das coisas que existem OU não existem. Deus, porém, não pertence a nada, e, em relação a Ele, nada é relação.
    Defender a existência de Deus é ridículo. Sim, tal defesa apenas põe Deus entre os objetos de estudo. Por isto, dizer: “Deus existe e eu provo” — é não só estupidez e burrice; mas é, sem que se o queira, parte da profissão de fé que nega Deus; pois se tal Deus existe, e alguém prova isto, aquele que apresenta a prova, faz a si mesmo alguém de quem Deus depende pra existir... e ou ser.
    O que “existe”, pertence à categoria das que coisas que são porque estão. Deus, porém, não está; posto que Ele É.
    Ser e estar não são a mesma coisa, como o são na língua inglesa. O que existe pertence ao que é apenas porque está. Deus, entretanto, não está porque Ele É.
    “E quem direi que me enviou?” — perguntou Moisés. “Dize-lhes: Eu sou me enviou a vós outros!” — disse Ele.
    Desse modo, Deus não diz “Eu Estou”, mas sim “Eu Sou”. Ora, um Deus que está, não é, mas passou a ser. Porém o Deus que É, mas não está; não pertence ao mundo das coisas verificáveis; posto que Aquele que É, não está; pois se estivesse, seria —, mas não Seria Aquele de Quem procedem todas as existências, sendo Ele apenas um ele, e não Ele; e, por tal razão, fazendo parte das coisas que existem — mas sem poder dizer Eu Sou!
    Jesus também falou da sutileza do ser em relação ao estar. Quando indagado acerca da ressurreição pelos saduceus (que não criam em nada que não fosse tangível), Ele respondeu: “Não lestes o que está escrito? Eu sou o Deus de Abraão, eu sou o Deus de Isaque, eu sou o Deus de Jacó. Portanto, Ele é Deus de vivos, e não de mortos; pois para Ele todos vivem”. Assim, os que vivem para sempre são os que são em Deus, e não os que estão existindo. A vida eterna não é existir pra sempre, mas ser em Deus.
    Assim, para viver eternamente eu tenho que entrar na dissolvência da existência, a fim de poder mergulhar naquilo que está pra além do que existe; posto que É.
    A morte pertence à existência. A vida, porém, se vincula ao que não existe, pois, de fato É.
    O que existe carrega vida, mas não é vida. A vida, paradoxalmente, não pertence ao que é existente, mas sim ao que É.
    Quando falo de vida, refiro-me não às cadeias de natureza biológica que constituem a vida dentro da existência. Mas, ao contrario, ao falar em vida, refiro-me ao que é para além da existência constatável.
    Portanto, Paul Tillich tem razão quando diz: “God does not exist. He is being itself beyond essence and existence. Therefore to argue that God exists is to deny him”.
    Ora, usando uma gíria de hoje, eu diria: Tillich tem razão quando diz: “Deus não existe!” — pois é isto que hoje se diz quando algo está pra além da existência: “Meu Deus! Esse cara não existe!”. Assim é com Deus: Não existe! Pois é de-mais!

    Nele, que não existe, pois É

    ResponderExcluir
  5. Resposta a Chardine

    Bom vamos entender uma a primeira coisa de onde você tirou que Deus "É", falar isto é muito cômodo tão cômodo que eu posso simplesmente falar que o Universo o Universo "É" apesar de poder afirmar que o Universo existe, pois bem é só olhar para o céu coisa que não acontece com o deus, posso considerar o primeiro momento tempo zero da existência do universo como algo que é transcende a essência e a existência e a partir dai no instante quase infinito de tempo quando se deu a explosão podemos ai afirmar a existência do universo no momento zero esta singularidade a não existência de nada sem tempo e sem espaço e no momento seguinte passou a existir se você quiser nomear isto como sendo Deus você quem sabe, mas como disse Carl Sagan não vale nada rezar para a gravidade ela continuará puxando as pessoas para o centro da terra, isto é não adianta rezar para o que tinha que ser, 1 + 1 = 2, não existe outra maneira de você ter duas laranjas que senão pegar uma e depois outra, para antes você ter uma laranja precisamos que o universo exista, e no final prático as coisas existem, portanto como a minha afirmação sobre o começo do Universo "Ser" esta errada (inventei) a sua também (alguém inventou) isto é um vôo da imaginação, deus não disse nada a pessoa que escreveu isto, escreveu assim, deus só falava há 5000 anos? Parou? Por quê? O mundo é constituído de coisas que existem, e o que dizer do corpo de cristo? Segundo a mitologia bíblica ele ascendeu às céus de corpo e alma, o corpo existe e segunda a própria mitologia Jesus é o deus filho que é a mesma pessoa do deus pai e do espírito santo a santíssima trindade é uma coisa só, portanto como uma coisa que "É" e não existe tem corpo e existe? Ou então Jesus não é deus? O problema da teologia é que ela é uma contradição só, veja este post aqui, e partindo agora para a solução prática da coisa tirando esta invenção toda ai, porque existe o mal, ou então porque Jesus não cuida nem do lugar onde nasceu? Entendo a sua vontade de tentar colocar deus de uma forma que seja incontestável, esta sua explicação seria muito mais simples se ele aparecesse e pronto, acabariam os dramas e as preocupações, eu e você estamos os dois tentando encontrar explicação para a nossa existência, mas eu não vou me apegar a invenções filosóficas, não consigo me enganar desta forma, me desculpe, mas é isto que você esta fazendo se enganando achando que esta pseudo explicação resolve suas duvidas acerca da existência de Deus, eu sou mais seletivo é a minha característica e se deus realmente existir ele vai entender pode ficar tranqüila. E como disse Saramago "Procuro deus todos os dias, o problema que não o acho".


    PS. Desculpe os erros de português

    ResponderExcluir
  6. Chardine favor leia este post http://psoethe.blogspot.com/2008/09/teologia-o-nada.html

    ResponderExcluir
  7. É difícil transformar gente em verme, só igrejas conseguem fazer isso. É um milagre. É difícil transformar uma Sociedade em esgoto. Esse milagre só é possível a Deus.
    O Tig Blog Haddammann está boicotado, as milhares de visitas mexeram com os vermes. Os vermes precisam putrefazer o que os produtores fazem, para isso infestam o que é de natureza saudável.
    Por que será que os desprezíveis diante da Natureza imploram para que tenham alguma parvoíce para se abestalharem eufóricos? Para terem uma diversão que lhes dê alento? Porque a “vida” que têm é uma bosta podre boiando no esgoto, e não conseguem de jeito algum ver valor suficiente nela para estarem de pé pelo menos como gente. Mas o máximo que chegaram foi chegar a parelhar com cachorros; pois ser um ser humano lhes escapa alcance.
    A bocarra deles tá aberta em cada instituição de fato útil à Sociedade; e eles esperam o produtor; e seus lacaios se apoderam de tudo, e nada do que não tem conivência com eles deixam reverdecer na Sociedade.
    Estão matando a espécie humana aos poucos, em anos, anos, anos, enfeiando, degenerando, e agora destroem sem pena a Terra.
    Vão pagar o que fazem, o que sempre fizeram. Vão pagar cada pingo de i em cada ação com que desgraçaram muitas e muitas pessoas, em cada geração, e alarmantemente nesta. Vão pagar.
    terça-feira, 28 de julho de 2009

    ResponderExcluir
  8. concordo o anonimo acredito em deus e nao na biblia
    quem acha que genesis é verdade...muito ridiculo
    OUTRA COISA PORQUE O LIVRO DO EVANGELHO DE JUDAS NAO ESTA NA BIBLIA?
    PORQUE OS CARA QUERIA COLOCAR A CULPA EM ALGUEM,E NESSE LIVRO DIZ QUE JESUS QUE PEDIU PARA JUDAS REVELAR O LOCAL ONDE ELE SE ESTAVA.

    ResponderExcluir
  9. Judas que bom, sobre Deus tenho outras questões, mas que bom que você é sincero consigo mesmo para ver que a Bíblia é somente um livro antigo.

    ResponderExcluir