domingo, 9 de dezembro de 2007

A Lua e seus Mitos


É incrível como até hoje a lua consegue fazer tanta coisa alem da única coisa que ela realmente faz, que é exercer gravidade na terra, algumas manifestações da lua podem ser vistas em massas muito grandes e que sejam voláteis, trocando em miúdos o Oceano, somente ali se pode perceber a força da gravidade, e não existe nada na terra com tanta massa, talvez alguns grandes lagos sofrem com este poder, mas bem pouquinho também, quase imperceptível, devo lembrar que a força gravitacional é a mais fraca das forças conhecidas, até mais fraca que a força chamada de “força fraca” (ótima piada ótima), bom mas por incrível que parece as pessoas deram para a lua mais uma dúzia de poderes adicionais, vamos lá, os que eu sei:
1- Desequilíbrios emocionais, comportamento violento, à loucura e até suicidios.
Não sei quem é mais maluco o cara que pensou nisto ou dito “afetado” pela lua. Geralmente os casos são postos na lua cheia, onde foi criado o mito que alguns homens se transformam em lobos, mas a teoria mais aceita para a origem deste mito era de que antigamente a violência era igual em todas as noites, só que na lua cheia (a que mais ilumina) é que as pessoas conseguiam “ver” os crimes acontecendo, como a noite nunca é clara e pode ser a lua cheia que for, existe muita penumbra, e com isto pronto, via um homem mais peludo matando outro era um homem-lobo, e daí para cair no imaginário popular era um pulo, então nessa quem levou a culpa foi à lua, hoje alguns astrólogos afirmam (adoro quando eles afirmam) que como a maré aumenta mais que o normal na lua cheia (eles esquecem que também na nova) a lua tem mais “poder” e influi em algumas pessoas (algumas pessoas é ótimo), bom o nobre astrólogo podia consultar um astrônomo ou qualquer estudante do colégio, para saber que a maré sobre mais na lua cheia(e na nova) pois o sol esta alinhado com a lua, ora atrás da lua (lua cheia), ora atrás da terra (lua nova) daí a força gravitacional atuante é maior, somente por isto, isto não influi em nada na cabeça das pessoas, senão nos hospícios, prisões e demais locais onde abrigam pessoas mais “descabeçadas” teríamos um bando de malucos todos gritando enfurecidos com a fase da lua cheia (que é a mesma na nova mas daí a lua da um tempo).
2- Determinação do Sexo da Criança
Se você combinar com cuidado o dia em que a mulher concebeu o filho com a fase da lua, nem precisa fazer ultra-som o sexo do bebê já esta definido. Talvez influenciado pela lua cheia do primeiro item (não pela lua nova) uma pessoa disse que a lua consegue determinar qual tipo de espermatozoide vai fecundar o ovulo, se são os que carregam o cromossomo XX (garotas) ou o cromossomo XY (garotos), assim definido a fase da lua (lembrando que a fase é só o angulo em que se encontra a luz do sol que bate na lua), que você vai conceber o seu filho que pronto toda uma parte dos seus espermatozoides será impedido de fecundar o ovulo, a lua deve deixar eles meio abobados. Agora me diga se tem coerência lógica uma coisa desta? Se não bastasse isto um cientista teve a pachorra de ainda provar que esta teoria maluca é mesmo maluca, aplicando este teste com 100mil bebês (pouco? Daniel Calton astrônomo fez com 70 milhões), ele chegou a conclusão obvia que é mais provável você chutar o sexo que aplicar esta conta maluca. Se você chutar o sexo do bebê as chances de acertar são de 50% neste boato as chances de acertar são inferiores a 50%, mas para virar lenda alguém acertou mais que cinco vezes pronto o boato ganha força, outro acerta e ai vai. Daí tem que se gastar horas e trabalho de um cientista para desmistificar tão absurda teoria. A sim estava esquecendo, muitos associam o ciclo menstrual da mulher com o tempo que a lua leva para completar todas as suas fases, e isto é ridículo não tem nada haver uma coisa com a outras as mulheres vão entender que o ciclo menstrual é bem variado de mulher para mulher, varia muito e geralmente é de 28 dias, o da lua são imutáveis 29,3 dias, é porque só com a mulher a lua funciona? E não com o resto das fêmeas? A lua é incrivelmente seletiva.
3- Ajuda o cabelo crescer mais rápido
Este eu também gosto é o caso das mulheres e homens para ver suas madeixas cada vez mais longas, estão sempre atentas ao dia em que vão cortar o cabelo para que daí assim a lua com seus poderes faça crescer mais rápido, os defensores da teoria falam que o dia bom para corta é na lua cheia porque blá blá blá já expliquei acima, bom qualquer dermatologista descorda facilmente desta teoria maluca, eles dizem que geralmente o cabelo cresce 1cm por mês seja a época do mês que for, alguns agentes químicos podem até acelerar, mas a lua não tem nada com isto. Agora se você não se sentiu convencido aqui vai uma continha para você ter certeza do que estou falando. Primeiro vamos calcular o volume dos oceanos. Para isso, precisamos de antemão saber a área dos oceanos (361 milhões de km2) e sua profundidade média (3 730 metros). Com esses valores, o volume dos oceanos (que é dado pela fórmula "área x profundidade") é 1 346 milhões de km3. Calculamos o volume de uma pessoa. Para isso, precisamos da altura (adotei 1,70 metro) e da "área" média de uma pessoa (adotamos 0,078 m2, área aproximada de alguém que pese 80 quilos). Com isso, o volume de uma pessoa (área x altura) é 0,15 m3, ou 0.00000000015km³ certo? Certo, divide um pelo outro e temos o lindo valor de 0.00000000000000000011144, a lua faz o oceano na maré aumentar cerca de 1m então ele faz o seu cabelo crescer cerca de 0.00000000000000000011144m nos casos de lua cheia (ou nova, conforme explicado acima) a maré aumenta até 10m então seu cabelo cresce 0.0000000000000000011144m , o que na pratica isto é desprezível, a espessura de um fio de cabelo é de 0,00009m seria como se você (é você mesmo) dividisse o seu cabelo em 807,600,000,000,000 de vezes (quase Um Quatrilhão), então corte o seu cabelo em qualquer dia que esta valendo.
4- Ajuda na Plantação
Esta quarta é legal e se refere a plantar em certas fases da lua, fazendo assim com que a planta cresça mais rápida. Aqui a teoria se dividiu em duas usando outro atributo da lua, como sabemos a fase da lua é determinada pela sombra da terra na lua, quando estamos na lua cheia toda a face voltada para a terra é iluminada, então isto segundo alguns “especialistas” faria com que ajudasse na fotossíntese fazendo assim com que a planta se desenvolvesse mais rápida e com maior volume, bom mais uma vez os cientistas tiveram que largar um assunto sério e realizar testes para mostrar que a lua cheia não altera em nada a fotossíntese (abaixo tem um link de uma reportagem da Veja com um especialista falando sobre), e também vale a conta acima a força gravitacional que a lua exerce em uma planta, mas neste caso menos ainda pois sua massa é diminuta. Mas como diabos surgiu este mito, você todo apavorado deve estar se perguntando, simples, a lua “viaja” pelo céu pelo decorrer do ano, e vai “marcando” as estações logo os astrônomos antigos marcavam a melhor época do ano para plantar conforme a lua e as estrelas, daí como não era escrito isto, meia dúzia de ignorantes entenderam errado a ideia e simplificarão colocando a lua cheia como a hora certa de plantar, mas os agrônomos são incisivos ao dizer que isto não passa de má interpretação e que sim vale a época do ano para cada tipo de planta.
Sim deve haver milhares de outros, me mandem que eu explico o porque é mito, e se não for explico o porque não é.
Abraço
Links úteis
http://www.moonphaseinfo.com/fasesdalua.php
http://discovermagazine.com/2003/sep/featsky/
http://www.projetoockham.org/boatos_luacheia_1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_lua
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromossomos
http://www.projetoockham.org/boatos/luacheia/Luacheia.pdf
http://veja.abril.com.br/busca/resultado.shtml?d1=946695600&d2=978141540&qu=lua+cabelo+Valcinir+Bedin&ao=0&dia1=1&mes1=1&ano1=2000&dia2=29&mes2=12&ano2=2000&num=10&rd=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário